Páginas

Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Madame Lenormand e a Origem do Baralho Cigano

           Inicarei minhas postagens falando sobre o baralho cigano, sua origem, historia, evolução e  sobre cada carta e metodos de leitura porém, não posso iniciar nossa conversa sem falar um pouco sobre a sua idealizadora.

         Marie Anne Adelaide LeNormand ou Mle LeNormand, nasceu em Alençon, Normandia, em 1972 e faleceu em 1843. Passou sua infância em um convento após perder os pais, apos sair do convento estabeleceu residência em Paris durante a Revolução Francesa, tornando-se  famosa cartomante exercendo, além de outras artes, a quiromancia, cafeomancia entre outras.

         Existem poucos relatos sobre sua vida porém com toda certeza foi e continua sendo até os dias de hoje uma das mais famosas cartomantes, tendo como clientes o Napoleão e sua esposa Josefina bem como a alta aristocracia parisiense.

      Inicialmente o baralho criado pela  Mle LeNormand chamava-se "La Sybille des Salons" e compreendia o mesmo numero de cartas do baralho comum com 52 cartas onde eram exibidas imagens de personagens diferentes siginificando aspectos do cotidiano como casamento, viagem, coversa, trabalho, dinheiro, etc.
            Por volta de 1840 foi publicado outro baralho com 36 cartas, pela impressora Grimaud conhecido como o Pequeno LeNormand, somente decadas depois ficou conhecido como Baralho Cigano.

           A técnica de adiconar imagens a figuras a cartas numeradas facilita a compreensão e leitura por parte dos cartomantes porém, para alguns estudiosos esta técnica reduz drasticamente a amplitude simbolica  e todo o significado que possa ser atribuido a carta.

Bem, no proximo post irei começar a  falar um pouco sobre o Baralho Cigano, sua composição, apetrechos e curiosidades......

até a proxima, bjs e e aguardo comentários e sugestões.



        

Um comentário: